Foi no edifício Guinle, da Av. Rio Branco, 135 – 5° andar que os dirigentes do América Football Club, Bangu Atlético Clube, Bonsucesso Futebol Clube, Tijuca Tênis Clube, Fluminense Football Clube, Clube de Regatas Vasco da Gama e Vila Isabel Futebol Clube, se reuniram no dia 10/05/33, para fundar a Liga Carioca de Basketball.

Seu primeiro presidente foi Gerdal Gonzaga de Boscoli. Este foi eleito por seis votos a favor e apenas um contra de Arnaldo Guinle.

Oito anos mais tarde , em 12/05/41 já com um número maior de filiados fundou-se a Federação Metropolitana de Basketball. Passaram a fazer parte da federação os seguintes clubes ou agremiações: Botafogo Futebol e Regatas, Carioca Atlético Clube, Clube de Regatas do Flamengo, Associação Atlética Portuguesa, Grajaú Tênis Clube, Olimpíco Clube, Sampaio Atlético Clube, Sport Club Mackenzie, São Cristóvão Atlético Clube e Riachuelo Tênis Clube.

Somente em 31/01/1977 que foi fundada a Federação de Basquetebol do Estado do Rio de Janeiro, a FBERJ, como sucessora da Federação Metropolitana e da Federação Fluminense de Basquetebol ( que englobava as cidades serranas, do norte e do sul fluminenses). Elas se fundiram em virtude da fusão dos antigos Estados da Guanabara e do Rio de Janeiro. Os clubes ou agremiações fundadores da FBERJ são: América FC, Botafogo FR, CR Flamengo, CR Vasco da Gama, Clube Municipal, Clude dos Aliados, Coimbra EC, Fluminense FC, Grajaú CC, Jequiá IC, Olaria AC, Riachuelo TC, SC Mackenzie, Tijuca TC, AAU Gama Filho, Canto Rio FC, Tamoio FC, Iguaçu BC, Automóvel Clube Fluminense, Liga Petroplitana de Desportos e Clube dos Funcionários da Cia Siderúrgica Nacional.

CURIOSIDADE: Marx Martins Rodrigues Carvalho, mais conhecido como Marx, foi o jogador que mais pontos fez uma única partida, 129 pontos, em toda a história da FBERJ. Foi na partida de 16/09/84 na partida entre Vasco e Hebraica. Seu feito foi registrado do Guinnes.

© 2000-2014 - FBERJ - Federação de Basquetebol do Estado do Rio de Janeiro
Website desenvolvido e mantido por
InfoMarket